sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Navegando com segurança

por Giullia Colmanetti e Franciele Ferreira




Poderia falar nesse texto sobre os anti-vírus e outras ferramentas que ajudam a proteger os nossos computadores, mas hoje em dia na maioria das vezes esses itens já vem instalados, sendo assim um problema resolvido.

Então qual seria o perigo? A segurança na navegação que estou falando é sobre crianças, adolescentes e adultos. Vou dar dicas para evitar esses riscos.
As crianças de hoje em dia já nascem em contato com o computar e pós algumas horas de uso já conseguem entrar em sites de jogos, pois eles decoram as letras conseguindo entrar nos sites, é quando se deve começar a explicar aonde pode e aonde não pode clicar, como em algumas propagandas que tem conteúdos impróprios para crianças, já que antes de aprenderem a ler e escrever são visualistas. Após a aprenderem a ler vão começar explorar mais e o indicado é que tenha sempre algum adulto alfabetizado ao redor para orientar em caso de duvidas ou ate mesmo impedir de entrar em alguns sites sempre explicando o porquê do não, e é a hora de começar a contar dos perigos da internet, não passar endereços de lugares aonde frequenta não trocar fotos pois muitas pessoas mentem e quem mente não é para o bem.

Porem o maior problema é com os adolescentes e pré adolescentes, que passam por uma fase de descobertas misturado com hormônios e é quando começam freqüentar as redes sócias e na maioria das vezes se afastam dos pais , pois a única coisa que querem é ficar falando com os colegas de escola e de internet passando a maior parte do tempo online, é necessário que o pais tenham essas redes sociais em que os filhos participam, assim poderão ver com quem e sobre o que os seus adolescentes estão conversando e se relacionando. E em caso de notas baixas não adianta proibir o uso do computador pois é uma ferramenta maravilhosa de pesquisa, o que tem q ser feito é ensinar o adolescente a administrar o seu tempo sabendo dividir horários de tarefas e horários de bate papo e para evitar um afastamento familiar almoços ou jantares familiares para botar o assunto em dia é essencial.


Um dos problemas mais recentes são os eventos marcados pelas redes sociais, uma festa marcada na casa de um amigo ou em sua própria casa se não for colocado o item privativo pode aparecer um maior numero de pessoas do que o desejado e ainda pessoas indesejadas. No estado de São Paulo esta na moda criar eventos em praças publicas em dia de aula letivo, e nesses eventos os adolescentes levam bebidas alcoólicas e droga ilícitas. Com os pais interagindo em redes sócias irão ficar sabendo desses possíveis eventos assim podendo evitar uma tragédia orientando a dimensão e o poder que essas redes tem.

Para os adultos eu diria paciência, sei que a maioria de vocês não nascerão com a internet, mas hoje em dia é necessário em todos os sentidos que interajam com esse meio de comunicação, para um melhor contato com amigos, filhos e ate mesmo profissionalmente, orientar os filhos é extremamente importante e isso aumenta os laços familiares e para deixá-los bem orientados é interessante que conheça a internet.

Quando mais conhecem esse meio de comunicação tenho certeza que vai se aventurar em novas praticas como compras online e a dica que eu tenho sobre isso é que antes de efetuar as compras procure no nosso amigo Google as referencias do site para ter certeza que recebera o produto e que seu cartão não será clonado.

Os adolescentes eu diria, aproveite muito esse meio de comunicação e ajude seus pais e avos com o computador tenho certeza que eles adorariam ter um tempo com você. Essas são algumas dicas básicas para auxiliar em uma navegação segura para todas as idades.