segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Aplicativos para Mobilidade

por Fabio Polato



Uma caracteristica essencial do Twitter como mídia social de alcance diferenciado é a expansão das suas funcionalidades através do acoplamento de inúmeros aplicativos (apps, como são comumente chamados), como Tweetdeck, Twitterrific, Detroytwitter, Hootsuite, Brizzly, Tweetie etc. Esses aplicativos, ao serem acoplados ao Twitter, facultam a vizualização múltipla de fluxos, a participação sincrônica em mútiplas redes sociais (Face-book, Myspace, Flickr etc.) e uma infinidade de formas personalizadas de interação em rede redefinindo a experiência do usuário:

Muito mais do que uma rede social, os tweets de 140, caracteres, que aparecem nos painéis de nossa atenção, levam-nos por caminhos imprevisiveis que nos conectam com novas pessoas e informações – mudando e evoluindo todas as vezes em que nos conectamos. [...] Dois anos atrás, havia apenas Twitter app. Hoje, há mais de 50.000 (Solis, 2009).

Esses aplicativos possibilitam também o monitoramento de discussões sobre temas e tópicos especificos em tempo real, assim como o manitoramento do fluxo de novos seguidores, mensagens diretas, respostas e menções individuais. Outra funcionalidade importante dos aplicativos é automatizar o encurtamento dos links, para URLs externas, o que facilita a postagem de tweets com hipertexto. Alguns sites de encurtamento de URL (como o Bit.ly, por exemplo) ja estão embutidos em aplicativos como Tweetdeck.
Outros aplicativos voltados para a integração do Twitter co blogs, RSS feeds, e postagem imediata de imagens e vídeos é feita automaticamente a partir de um único e-mail; e o Twipic, mai focado em fotografias. Na área de mídia locativa, os exemplos mais significativos são o Brithtkite e Foursquare, aplicativos móveis que permitem o rastreamento espacial de usuários via twitter, Facebook e Flickr, assim como a postagem múltipla de informações geolocativas e geotagging.

Redes sociais digitais - 2010